domingo, 15 de fevereiro de 2009

ENCONTRO DE FUTEBOL CHUTALBI - ESCOLAS NÍVEL B

Ao longo da época desportiva, para além das sessões regulares de ensino do futebol, desenvolvemos várias actividades dirigidas às crianças, entre as quais destacamos os Encontros de Futebol. Estes eram até agora apenas dirigidos aos escalões de pré-competição, se bem que no nosso entender os Escolas – nível B também deveriam ser englobados nestes Encontros. Assim, aproveitando a paragem no calendário dos campeonatos do escalão de Escolas – nível B, organizámos neste sábado (14 de Fevereiro) um Encontro para crianças nascidas em 1999 (escolas B) em que participaram para além do Sport Benfica e Castelo Branco, o Desportivo C.B., a A.R.C.B. Valongo e o C.A. Fundão. Cada clube formou 2 equipas, ou seja, no total existiam 8 equipas. Foram montados 4 campos de futebol no relvado sintético nº1 da Zona de Lazer, o que possibilitava que simultaneamente se disputassem 4 jogos de futebol. Cada jogo tinha a duração de 10 minutos e era disputado sob a forma GR+4X4+GR. No total cada equipa realizou 7 jogos seguidos, fazendo-se apenas um intervalo a meio da manhã.



E quem pensava que os Encontros deviam ser feitos apenas na pré-competição porque estavam na moda, ou porque é giro juntar muitas crianças, teve neste Encontro de Escolas – Nível B um bom exemplo de que não, não é bem assim. Os Encontros são para estas idades (até 9/10 anos) a melhor forma de darmos competição às crianças. Sim, porque nós somos favoráveis à competição, e ela é essencial no processo de evolução de um jovem atleta. Agora tem é de ser um modelo de competição ajustado às necessidades, aos anseios e às expectativas das crianças, e não um modelo de competição em que os adultos (sejam treinadores, pais, dirigentes) reproduzam para as crianças aquilo que é feito no desporto de rendimento. Não queremos formar campeões nestas idades, queremos é formar campeões no futuro. Não nos podemos esquecer que estamos a trabalhar com crianças e estamos a trabalhar para a sua formação.

Neste Encontro houve competição, todos os jogos foram disputados com enorme empenho e determinação, foi possível ver grandes golos, belas defesas dos guarda-redes, excelentes desarmes, as crianças tinham de resolver situações de 1x0, 1x1, 2x1, 2x2, e por aí fora até ao 4x4, utilizando os princípios do jogo que lhes tentamos ensinar, tinham de realizar bem as acções defensivas, e isto tudo com um elevado tempo de prática, o que faz destes Encontros um excelente momento de aprendizagem.

Sem comentários: