segunda-feira, 10 de novembro de 2008

I ENCONTRO DE FUTEBOL CHUTALBI - Pré-Escolas

A nossa Escola de Futebol organizou no passado dia 8 de Novembro (sábado) o I ENCONTRO DE FUTEBOL CHUTALBI – Pré-Escolas. A iniciativa, destinada a todos os clubes da cidade de Castelo Branco que trabalham com estes escalões etários, juntou, para além das equipas da ChutAlbi, formações do Desportivo de Castelo Branco e da Associação R.C.B. Valongo. A partir das 9h30m até sensivelmente às 11h30m foi um corropio interminável de jogos, onde simultaneamente se disputavam 7 desafios já que no relvado sintético nº1 da Zona de Lazer foram montados 7 mini-campos de futebol. Os atletas estavam divididos em 2 grupos, os minis (nascidos em 02/03) e os pré-escolas (nascidos em 00/01). Todos os jogos foram disputados sob a forma de GR+4X4+GR, num sistema de todos contra todos e com a duração de 8 minutos. Todos aqueles que puderam assistir presenciaram uma verdadeira festa do futebol, onde foi possível perto de uma centena de crianças jogarem entre si, divertirem-se e conviverem em múltiplos jogos.










Na ChutAlbi acreditamos que estes Encontros são a forma mais correcta para darmos competição às crianças destas idades e contribuirmos para o seu desenvolvimento enquanto praticantes de futebol. Apesar de o número de campos, o número e a duração dos jogos serem factores que podem variar consoante o número de equipas e crianças a participarem, existem alguns pressupostos de que não abdicamos nestas iniciativas:
- sempre que o número de equipas o permita, os Encontros devem ser disputados num sistema de todos contra todos;
- os jogos não envolvem a conquista de pontos, pelo que não existe classificação final;
- não existem árbitros, apenas se pede aos professores/responsáveis pelos grupos que zelem pelo normal funcionamento do jogo.

E assim foi possível ver as crianças divertidas a fazer aquilo que mais gostam que é jogar futebol, com muitos momentos de alegria e convívio entre as crianças, grandes golos, fantásticas defesas e uma enorme demonstração de fair-play. A dinâmica dos jogos era tão grande que as vitórias e as derrotas se sucediam sem que as crianças lhes dessem o excessivo valor que muitas vezes assumem nestas idades, neste caso isso era mesmo o menos importante. Tudo terminou com a entrega de certificados de participação a todos os atletas.

Sem comentários: