segunda-feira, 18 de maio de 2009

ENCONTRO CHUTALBI - PRÉ-ESCOLAS DE FUTEBOL

Realizou-se no passado dia 16 de Maio (sábado) mais um Encontro de Futebol CHUTALBI para pré-escolas. Este Encontro teve a particularidade de, segundo a orientação do professor Rui Agostinho, ser organizado pelos alunos Tiago Fradique e Ricardo Vilela da Escola Secundária Amato Lusitano que colaboram na nossa Escola de Futebol no âmbito do estágio Curso Tecnológico de Desporto. Neste Encontro participaram, para além do Sport Benfica e Castelo Branco, o Desportivo C.B., a A.R.C.B. Valongo e o S.C. Covilhã. Mais uma vez, os participantes estavam agrupados em 2 escalões: os minis (nascidos em 2002/03) e os pré-escolas (nascidos em 2000/01). Como não podia deixar de ser a actividade principal foi o futebol, pois o objectivo destes Encontros é proporcionar um elevado tempo de prática a todas as crianças num modelo de competição adequado e ajustado a estes escalões etários. Contudo, e como se pretendemos proporcionar um leque diversificado de experiências que enriqueçam o reportório motor e contribuam para o correcto desenvolvimento das crianças, as actividades não se ficaram pelo futebol: existiam também espaços destinados à pintura, à prática de FloorBall (um desporto alternativo que é uma espécie de hóquei em campo), aos remates de precisão no Penalti ChutAlbi, e uma demonstração de uma classe de ginástica acrobática em que os pequenos podiam também experimentar.



Este Encontro proporcionou assim uma manhã cheia de animação, convívio e divertimento, sendo uma excelente etapa que estas crianças puderam percorrer no seu processo de formação enquanto jovens atletas. De realçar ainda a excelente adesão que existe junto dos pais e familiares das crianças o que fez com que as bancadas do relvado nº1 da Zona de Lazer estivessem muito bem compostas.


Estando a época desportiva 2008/09 a caminhar para o final, é com grande agrado que verificamos que nesta altura já vários clubes procuram organizar actividades similares a estes Encontros. É sinal de que estes modelos de competição começam a ser encarados pelos responsáveis dos clubes como realmente proveitosos para a formação de jogadores de futebol e não apenas como uma forma de entreter as crianças. Esperemos que seja um bom prenúncio para aquilo que vai ser a época 2009/10 em termos de quadros competitivos.

Sem comentários: